Unificação do Futebol Americano Brasileiro: Atitude a qual o Corinthians Steamrollers é totalmente favorável, mas infelizmente não vai ser esse ano que vai acontecer… Mas antes gostaríamos de explanar porque de toda esta confusão, no FA do BR segundo nossa ótica relacionada a SP. Não conhecemos a realidade de outros Estados.
A Liga de SP indicou para Diretor Executivo da AFAB , sem consultar nenhum time do Estado, e a pessoa indicada conquistou o cargo em um sorteio de cara ou coroa. A Direção da Liga de SP só veio consultar os times antes da votação da AGE, na qual São Paulo foi voto contrário a Unificação devido a forma de indicação de SP.
Existem alguns princípios legais que não foram observados no Estatuto da Liga de SP e o atual Presidente não poderia estar exercendo o cargo, devido a uma cláusula estatutária que diz que quem trabalhar em uma empresa de Marketing, ou comunicação , ou no governo legistlativo, judiciário ou executivo torna-se inapto para o cargo,.. e é sabido que o atual Presidente não poderia exercer o cargo, além do que nunca ter havido uma eleição direta em SP.
Os times de SP em reunião no dia 17 de dezembro de 2011 na sede do Sport Club Corinthians Paulista, acordou que a maioria dos times iriam para um ou outro Campeonato. Quando a maioria decidiu pelo Torneio Touchdown, o Presidente da Entidade de SP decidiu defender a ida para AFAB… nada contra, mas não atende a maioria e o desejo dos times de SP.
Existem outros problemas estatutários que foram desrespeitados na entidade máxima do FA Brasileiro, como reunião de corpo presente -não houve foi via Skype e registro da ata, assinatura em cartório e etc. Onde estão estes documentos? . Onde estão as assinaturas dos presentes?
Existe outro problema que gostaríamos de ver solucionado… pesquisamos e nada encontramos do chancelamento do Ministério dos Esportes com a Entidade máxima do Esporte. Salvo algum engano, gostariamos que o Diretor Executivo apresentasse as assinaturas e também esta filiação ao ME e em que cartório se encontra o Estatuto da Entidade e a ata de posse da atual Diretoria. Pois pelo Estatuto da mesma, não pode funcionar ser diretores e todos os cargos e sabemos que está com cargos vagos, salvo se já foram realizados novas eleições e não soubemos.
Existem outros problemas de ordem jurídica e tributaria, que não citaremos neste momento por não ser pertinente.
Reconhecemos os esforços do Diretor Executivo da entidade máxima do FA do BR, como fazer a seleção, organizar, desenvolver e realizar o jogo. Foi bem legal.
Mas pela Lei Pelé sabemos que outras modalidades também podem desenvolver suas seleções,.. não me alongarei nas modalidades que tem mais de uma seleção. Lembrando que o Futebol Americano não é Olímpico e não existe a necessidade de apenas uma seleção respresentando o Brasil em jogos pelo mundo. Apenas para citar, o México tem Futebol Americano há mais de 100 anos e não tem apenas uma Seleção. Podemos citar também a própria falta de unificação da NCAA…
O Corinthians não se prostituiu. Como na vida tudo é politica e interesses, ficamos deste lado politico que atende aos nossos interesses e de mais algumas equipes. Se pensarmos assim a Entidade Máxima do esporte estaria se prostituindo ao receber os 3mil reais de inscrição? Não, não está…., ela está sendo contratada para prestar um serviço, que está sub-estabelecendo para Federações, que hoje não tem menor condição estrutural de realizar Eventos de grande porte.
O Corinthians tem diversos patrocinadores e hoje o Torneio Touchdonw será mais um patrocinador da equipe com 20 mil reais em dinheiro e pelo menos 8 mil reais em benefícios ( é só ler o projeto do TTD).
Com toda esta confusão jurídica, politica, estatutária, tributaria, e nós recebendo este patrocínio, que para nossa equipe humilde nos cai muito bem neste momento do FA Nacional.
Este ano seguiremos com o Torneio Touchdown por acreditar na Empresa e nas pessoas que fazem e dirigem o TTD. Tanto pelo seu departamento jurídico, dapartamento de mkt e de captação de recursos.
Torcemos para que as entidade máxima e mínimas do FA se organizem juridicamente, tributariamente, estatutariamente, politicamente e financeiramente, para que possamos um dia contratar o serviço das mesmas.
Sem mais e aberto para esclarecimentos.